Presidente da Anamatra também participou da abertura do encontro
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realizou, na tarde desta quinta (2/12), de forma telepresencial, reunião com magistradas e magistrados integrante das Comissão Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).
O encontro teve como objetivo apresentar aos integrantes da Comissão o novo diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, André Dorster, empossado no último dia 17 de novembro.
O presidente da Anamatra, Luiz Colussi, participou da abertura da reunião, para apresentação do novo dirigente, momento em que também falou da relevância do Programa para a Anamatra. “O TJC revela o juiz para além das audiências, mostrando a importância do conhecimento dos direitos e deveres para a cidadania”, disse Colussi.
Na reunião, foram feitos relatos pelas magistradas e magistrados da Comissão sobre a experiência com o Programa nas regiões, desafios e expectativas. "O TJC é um projeto fantástico que enriquece a sociedade através da cidadania. Louvo o empenho dos valorosos colegas que o tornam realidade nas diversas regiões, mesmo num contexto adverso de pandemia!. Tenho a certeza que em 2022 iremos progredir na ampliação do TJC e, por isso, conclamo os colegas que ainda não participam que adiram ao projeto. É uma experiência que ressignifica o papel do magistrado na sociedade", declara o diretor André Dorster.
Participaram da reunião os seguintes integrantes da Comissão: Maria do Carmo Richlin (Amatra 6/PE), Rosemeire Lopes Fernandes (Aposentada - Amatra 5/BA), Mauro Augusto Braga (Amatra 11/AM e RR), Adriene Sidnei de Moura David (Amatra 15/Campinas e Região), Anderson Rico Moraes Nery (Amatra 5/BA), Márcio Lima do Amaral (Amatra 4/RS) e Suzane Schulz Ribeiro (Amatra 17/ES).
Sobre o TJC - O Programa TJC é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) que já beneficiou mais de 150 mil pessoas, envolvendo mais de 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal. Por meio do Programa, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.
Resultado da constatação da necessidade de conhecimento pelos cidadãos dos direitos básicos garantidos pela Constituição Federal, assim como dos direitos específicos dos trabalhadores e dos meios de acesso à Justiça, o Programa também busca promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados e magistradas com professores e alunos para assim alcançar o meio social em que vivem.
Entre os materiais didáticos utilizados pelo Programa TJC está a Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos que, elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática. (Clique aqui e confira).