Honraria é concedida bienalmente pelo TRT da 10ª Região
O vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, representou a entidade, na última sexta (30/8), na solenidade de entrega das comendas da Ordem do Mérito de Dom Bosco. A honraria, concedida a cada dois anos pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF e TO) é destinada a agraciar cidadãos e instituições que tenham prestado relevantes serviços à Justiça do Trabalho e, em especial, ao regional, que tem jurisdição sobre o Distrito Federal e o estado do Tocantins.
As comendas foram entregues a 60 agraciados pela presidente do Tribunal, desembargadora Maria Regina Guimarães, e pelos desembargadores que integram a Comissão da Comenda a 60 O evento contou com a presença dos desembargadores do TRT-10, autoridades do Judiciário, bem como de servidores, familiares e parentes dos agraciados.
A Ordem do Mérito de Dom Bosco compreende cinco graus: I - Grande-Cruz, II - Grande Oficial, III – Comendador, IV – Oficial e V – Cavaleiro. A mais alta honraria, neste ano, foi concedida ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e atual corregedor Nacional de Justiça, Humberto Martins; ao presidente do TRT-18 (GO), desembargador Paulo Sérgio Pimenta; ao subprocurador-geral do Trabalho Cristiano Otávio Paixão Araújo Pinto; ao deputado federal Alessandro Molon (Rede Sustentabilidade – RJ) e ao ex-deputado federal Lázaro Botelho Martins.
Além deles, o TRT-10 agraciou ainda, com o grau Grande Oficial, o procurador-chefe da PRT 10 Região, Erlan José Peixoto do Prado; o desembargador do TRT-7 (CE) Paulo Regis Machado Botelho; a diretora da Escola Judicial do TRT-5 (BA), desembargadora Margareth Rodrigues Costa, e a deputada distrital Arlete Avelar Sampaio (PT-DF).
A honraria também foi entregue a diversos magistrados, entre eles os juízes da 10ª Região Edísio Bianchi Loureiro, Jonathan Quintão Jacob, Raul Gualberto Fernandes Kasper de Amorim, Rossifran Trindade Souza, Raquel Gonçalves Maynarde Oliveira e Larissa Leônia Bezerra de A. Albuquerque, e ao magistrado da 19ª Região Flávio Luiz Costa, além de advogados, professores, servidores, entre outros profissionais.
Clique aqui e confira a lista completa dos agraciados.
Sobre a comenda - A comenda Ordem do Mérito de Dom Bosco foi instituída em 11 de setembro de 1991 pela Resolução Administrativa nº 34, de 1991, quando o TRT-10 completou dez anos instalação. Os agraciados são pessoas, instituições ou entidades que se tornaram dignas de gratidão e admiração da Justiça do Trabalho, especialmente da Décima Região. Com a homenagem, a Corte quer mostrar que a pessoa agraciada é um exemplo à sociedade brasiliense e de Tocantins. A solenidade pública, inclusive, acontece tradicionalmente no dia 31 de agosto ou em data próxima, porque foi esse o dia que Dom Bosco teve seu sonho profético em relação à Brasília.
* Com informações do TRT 10