Instituto de Ação Integrada apresenta projeto movimento nacional de combate ao trabalho análogo ao escravo

INAI articula políticas públicas e iniciativas do setor privado voltadas ao combate do trabalho forçado

O 19º Conamat foi palco de exposição do Instituto de Ação Integrada (INAI), associação sem fins lucrativos legalmente constituída para articular políticas públicas e iniciativas do setor privado voltadas ao combate do trabalho forçado. 


Na oportunidade, a diretora do instituto, Patrícia Trindade Costa, e o auditor fiscal do Trabalho, Valdiney Arruda, apresentaram o Movimento Ação Integrada (MAI), instância nacional que reúne diversas entidades para fortalecer iniciativas conjuntas de prevenção e assistência às vítimas, por meio da promoção e inclusão socioeconômica dos resgatados e vulneráveis.

"Esse projeto atende a duas premissas básicas: reparação dos bens lesados e participação social prevista na lei da ação civil pública. Esses dois elementos justificam nosso apoio à iniciativa”, ressaltou o juiz do Trabalho Jônatas Andrade (Amatra 8/PA e AP), que presidiu a exposição.

O Movimento nasceu em 2009, a partir de uma iniciativa realizada em Mato Grosso destinada à qualificação e reinserção profissional das vítimas. O êxito do então projeto promoveu a extensão da iniciativa para outros estados por meio da criação do Movimento Ação Integrada em 2012, posteriormente ampliado em 2014 e 2015.  O programa foi relançado em janeiro deste ano, durante a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, ocasião que também contou com a participação da Anamatra. Clique aqui e conheça a iniciativa. (http://www.acaointegrada.org/movimento-acao-integrada/)

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra