Começa em Porto de Galinhas o 6º Encontro Nacional de Magistrados do Trabalho Aposentados

Evento reúne  juízes do Trabalho do Trabalho aposentados, além de dirigentes da Anamatra e das Amatras

Começou, na noite desta quarta (27/9), em Porto de Galinhas (PE), a sexta edição do Encontro Nacional de Magistrados do Trabalho Aposentados - ativos para uma aposentadoria plena. O evento, realizado pela Anamatra, reúne dezenas de juízes do Trabalho aposentados, além de diretores da Associação e das Amatras, e segue até esta sexta. Esta edição do Encontro conta com a parceria da Associação dos Magistrados do Trabalho da 6ª Região (Amatra 6/PE).

Ao abrir o evento, o diretor de Aposentados da Anamatra, Rodnei Doreto, destacou a importância do Encontro como momento de troca de experiências. O dirigente destacou a presença de dois aposentados decanos presentes ao evento: a juíza Anna Britto da Rocha Acker, da 1ª Região, e o juiz Adil Todeschini, da 4ª Região, que participaram ativamente do movimento associativo. “São exemplos de vitalidade e força que estão aqui entre nós”. 

O presidente da Amatra 6 (PE), Adelmy Acioli, também falou do movimento associativo, ressaltando a importância dos magistrados aposentados seguirem na atividade “como exemplo aos mais novos e buscando o reconhecimento de tudo que fizeram pelo fortalecimento da democracia”. O presidente também lembrou a história de lutas libertárias de Pernambuco.

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região foi representado no Encontro pela desembargadora Nise Pedroso, diretora da Escola Judicial do Tribunal. Ao saudar os participantes, a magistrada abordou o processo de transformação que a Justiça do Trabalho enfrenta. “Devemos construir essa mudança, fincados na realidade, mas sem perder a serenidade”, disse. 

Corpo uno - Em sua intervenção, o presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, defendeu a importância da união dos juízes em prol de todos, reconhecendo a Magistratura como um corpo único. “Os senhores, antes de serem aposentados, são, como nós, magistrados. E nós estamos aqui reunidos buscando justamente essa integração”, disse.  

“Se esses são tempos de fragmentação, de entropia, de maniqueísmos, façamos nós o trabalho de recompor. Constitucionalmente, a Magistratura é una, daí o atributo do predicamento da vitaliciedade. Se nós reconhecermos isso, ao menos na dimensão discursiva, isso já vai ser uma realidade. E esse Encontro é para que nos integremos e para que as lutas saiam daqui coordenadas e convergentes”, finalizou o presidente. 

Também compuseram a mesa da solenidade de abertura os diretores de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos e de Assuntos Legislativos da Anamatra, respectivamente, Luiz Colussi e Paulo Boal. 

Cultura - No encerramento da solenidade, o Balé Cultural de Pernambuco fez uma apresentação com uma mostra de várias manifestações do Estado, como maracatu, frevo e canções do movimento mangue.

Clique aqui e confira o álbum de fotos do evento.

 

* Texto produzido em parceria com a Ascom/Amatra 6 (PE)
 

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra