O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Anamatra de construção da cidadania por meio do ensino de noções básicas de direitos nas escolas, foi reconhecido em relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A publicação “Boas Práticas: combate ao Trabalho Infantil no mundo” apresenta as principais iniciativas aplicadas em dezenas de países.
A publicação é um produto da III Conferencia Global sobre Trabalho Infantil, realizada em outubro de 2013 em Brasília, onde os países participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências nos fóruns de debate. A Anamatra participou da Conferênica na qualidade de moderadora e facilitadora, dos debates da plataforma digital “Diálogos sobre o Trabalho Infantil”.
Para a diretora de Formação e Cultura da Anamatra, Silvana Abramo, que à época da Conferência ocupava o cargo de diretora de Cidadania e Direitos Humanos, o TJC tem um papel importantíssimo no combate e na prevençāo do trabalho infantil, propiciando conhecimento e conscientizaçāo sobre direitos para as crianças, adolescentes, suas famílias e comunidade.
“Para nós juízes do Trabalho a participaçāo na III Conferência foi especialmente significativa, vez que foi a primeira vez em Conferências da OIT que o sistema de justiça teve uma sala a ele dedicada, que resultou no reconhecimento de sua importância na declaraçāo final da Conferência, a Carta de Brasília”, ressalta a magistrada.
Clique aqui e confira a íntegra da publicação
Sobre o TJC
O TJC é uma iniciativa de construção de cidadania da Anamatra. Criado em 2004, é fruto da constatação da necessidade de conhecimento pelos cidadãos dos direitos básicos garantidos pela Constituição Federal, assim como dos direitos específicos dos trabalhadores e dos meios de acesso à Justiça. Desde sua criação, o Programa da Anamatra já atingiu cerca de 100 mil estudantes jovens e trabalhadores em 21 Estados brasileiros mais o Distrito Federal.
Clique aqui e saiba mais sobre o Programa e suas publicações
_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991