O presidente da Anamatra, Paulo Luiz Schmidt, acompanhou ontem (16/12) no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, o anúncio dos vencedores do Prêmio Innovare, que busca identificar e reconhecer práticas eficientes para a solução de problemas da Justiça no Brasil.
Segundo Schmidt, o Prêmio agrega contribuições da Magistratura em relação ao funcionamento e a dinâmica do Judiciário. "A Anamatra acredita que é de suma importância esse diálogo para melhor compreensão do tema", disse.
Nesta 11ª edição, o Prêmio Especial foi dado à iniciativa que mais incentivou a melhoria no sistema penitenciário no país. Houve também premiação para juízes, defensores públicos, tribunais, advogados e promotores ou procuradores que implementaram práticas com melhorias para a Justiça brasileira em outras áreas. O evento contou com a presença de ministros, magistrados dos demais tribunais superiores, advogados e autoridades da República.
O prêmio Innovare é realizado por Instituto Innovare e Ministério da Justiça, em parceria com Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), com o apoio do Grupo Globo.
Clique aqui e conheça os vencedores.
Inscritos
Os trabalhos inscritos foram avaliados por uma comissão formada por ministros, desembargadores e juízes. Neste ano, foram selecionadas 18 práticas (de 367 inscritas) para concorrer nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Prêmio Especial. Só para este último, com o tema Por um Sistema Prisional Justo e Eficaz, foram inscritas 111 iniciativas.
O prêmio foi criado em 2004 e desde 2013 não concede dinheiro aos vencedores, em cumprimento a uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As práticas premiadas são amplamente divulgadas.
*Foto: site Innovare