(Regianne Rodrigues/Creative Commons)
O programa Caminhos da Reportagem ‘Nosso Lixo’, da TV Brasil, é um dos finalistas da quinta edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos. Concorrendo na Categoria Imprensa, subcategoria Televisão, o programa mostrou o problema do lixo nas cidades brasileiras. A entrega dos troféus será no dia 28 de novembro, no Auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo.
O programa, apresentado pela jornalista Carina Dourado, foi escolhido entre os mais de 100 trabalhos concorrentes. Carina acredita que a EBC pode levar o troféu. “Acredito que o trabalho que fizemos é atual e chocante”, apontou.
Para a jornalista, chegar à final do prêmio é um reconhecimento não só da importância do tema, mas da sensibilidade com que ele foi tratado. “Estar em lixões onde pessoas comem e dormem em condições de miséria foi essencial para que tivéssemos também sensibilidade para tratar esse tema”. Além da pobreza gerada pelo lixo, o programa mostrou iniciativas da sociedade para converter o lixo orgânico em adubo de qualidade, que é facilmente produzido em casa.
A importância da equipe de produção foi destacada pela jornalista. “Sinto que ter chegado até a final não é mérito meu, do cinegrafista ou do editor. Mas, sim, de um conjunto de profissionais que, no Caminhos da Reportagem, trabalham em equipe, sem entraves”, destacou. Participaram da produção da reportagem o cinegrafista Fábio Damasceno e o auxiliar Luciano Gomes.
Equipe participante:
Reportagem: Carina Dourado
Edição de texto: Conchita Rocha
Cinegrafista: Fábio Damasceno e João Ferreira
Auxiliar técnico: Luciano Gomes e Francisco Gilberto
Produção: Cíntia Vargas, Patrícia Araújo e Larisse de Paula
Edição de imagens: Thyago Ferreira de Castro
Finalização: Hugo Carmelo da Silva
Artes: André Gatto e Claudyandson Rodrigues