Reinaldo Branco de Moraes foi promovido pelo critério de merecimento
A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Patrícia Sant’Anna, prestigiou, nessa sexta (1/3), a solenidade de posse do juiz do Trabalho Reinaldo Branco de Moraes no cargo de Desembargador do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT 12/SC). O magistrado, promovido pelo critério de merecimento, passa a ocupar a vaga aberta em decorrência da aposentadoria da desembargadora Ligia Maria Teixeira Gouvêa, em outubro de 2023.
No discurso de posse, Reinaldo contou um pouco de sua história, lembrando do início como bolsista em cantina universitária, atividade que o ajudou a custear o ensino superior, passando pelo estágio no escritório de advocacia de um dos seus professores, João de Borba, até a aprovação no concurso para juiz do Trabalho.
Ele agradeceu a todas e todos que o auxiliaram em sua jornada profissional, reconhecendo especialmente a advogadas e advogados e aos mestres e colegas de graduação. “Agradeço à classe da advocacia pela contribuição na construção das teses jurídicas trazidas à análise pelo julgador e que resultam na evolução constante da jurisprudência e, por vezes, desaguando na alteração ou edição das leis”.
Conheça o empossado
O desembargador Reinaldo Branco de Moraes, é natural de Lages (SC) e iniciou sua carreira na Justiça do Trabalho em 1993 como juiz substituto, atuando em diversas Varas do Trabalho. Moraes foi promovido a juiz titular em 1998. Desde 2008, o magistrado atua como juiz convocado no segundo grau.
Graduado em Direito pela Furb, Reinaldo de Moraes é professor em cursos de graduação, lecionando as disciplinas Direito do Trabalho e Direito Processual Civil. Ele também integrou o Conselho Pedagógico da Escola Judicial do TRT-SC de 2021 a 2023.