Integrantes da Comissão também realizaram reunião do coletivo na sede da Anamatra
Integrantes da Comissão Anamatra LGBTQIAPN+ reuniram-se, nesta quarta (6/12), na sede da Associação, para a primeira reunião presencial do coletivo, bem como para a apresentação da Comissão ao Conselho de Representantes da Anamatra.
A Comissão tem o objetivo, entre outros, de realizar campanhas voltadas à promoção da inclusão e da diversidade, combatendo a discriminação e o preconceito, tanto no mundo do trabalho e na sociedade em geral, quanto no Poder Judiciário Trabalhista e outros órgãos da Administração Pública.
‘Esse momento é muito importante para nós porque estamos avançando na pauta da Comissão e em defesa da diversidade e do respeito a magistrados e magistradas que integram a sigla LGBTQIAPN+, sendo muito importante ressaltar o decisivo apoio da diretoria e do conselho de representantes da Anamatra a essa iniciativa tão significativa’, declarou o juiz André Machado Cavalcanti, representante da Região Nordeste na Comissão e coordenador do coletivo, durante a reunião do Conselho de Representantes, da qual participou telepresencialmente, conduzida pela presidente da Anamatra, Luciana Conforti, e pelo vice-presidente, Valter Pugliesi.
O magistrado falou do lançamento da logomarca da Comissão e do projeto de elaboração de cartilha informativa sobre os direitos da comunidade LGBTQIAPN+; dos desafios que ainda precisam ser superados para o reconhecimento da dignidade dessas pessoas; e da necessidade de um ‘letramento’ sobre o tema dentro do Poder Judiciário.
Esses temas também foram discutidos na reunião da Comissão, que tratou ainda do lançamento de edital para a publicação de obra temática coletiva, do acompanhamento de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional e do estímulo à apresentação de teses sobre a temática LGBTQIAPN+ no 21º Congresso Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), que será realizado entre os dias 1º a 4 de maio de 2024, em Foz do Iguaçu (PR).
Participaram das atividades em Brasília os integrantes da Comissão Armando Luiz Zilli (Região Sul), Plínio Gevezier Podolan (Região Centro-Oeste) e Renata Conceição Nóbrega Santos (Comissão Nacional de Direitos Humanos). Também integraram os debates a diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Patrícia Sant’Anna, e o secretário-geral da Anamatra, Ronaldo Callado, que coordenou a Comissão na gestão 2021/2023.
Legislativo
Após as reuniões do Conselho e da Comissão, a diretora de Cidadania e Direitos Humanos e integrantes do coletivo estiveram no Congresso Nacional, para apresentação da Comissão LGBTQIAPN+.
Clique aqui e confira mais fotos das reuniões