Atuação pela valorização da carreira foi destaque da pauta
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realizou, nesta terça (5/12), a última reunião da Diretoria em 2023. O encontro, conduzido pela presidente Luciana Conforti, foi realizado em Brasília (DF), sede da Associação.
A mobilização permanente da Anamatra em torno pauta remuneratória teve destaque na reunião. Foi atualizada a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 10/2023 (VTM), que teve parecer favorável apresentado pelo relator, o senador Eduardo Gomes (PL/TO). Após pedido de vista coletivo, o debate sobre a matéria foi adiado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
A expectativa é que o tema retorne à pauta da Comissão no próximo dia 13 de dezembro. Os contatos com as senadoras e senadores já foram retomados no dia de hoje, com a presença de representantes da Anamatra e de Amatras no Senado Federal, onde também se atua pela aprovação em Plenário do Projeto de Lei (PL) 1.219/2023, que regulamenta a estrutura do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT)
Também foram discutidos assuntos como o pagamento do auxílio-saúde e da gratificação por exercício cumulativo de jurisdição (GECJ), com o acompanhamento das decisões do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT); medidas para o equilíbrio de contas da Anamatra; e captação de patrocínios para eventos da entidade.
Parte da reunião foi dedicada especificamente à pauta da Diretoria de Aposentados, com a discussão de reivindicações específicas da categoria. Foram trazidas sugestões de atuação para a entidade nacional e verificada a possibilidade de estabelecimento de uma agenda prioritária. Encontra-se agendada para o próximo dia 15 de dezembro reunião com a comissão e os diretores de aposentados, que se encontram atualmente consultando suas bases a fim de definir as melhores estratégias em temas relevantes para a classe.
Na temática dos eventos, a Anamatra fez uma avaliação muito positiva dos Jogos Nacionais da Anamatra, que aconteceram de 1º a 4 de novembro, no Rio de Janeiro, com a prestação de contas do evento. Também foram apresentadas informações sobre a próxima edição do Conamat e relatos sobre a realização da 16ª edição do Encontro Nacional do Programa Trabalho Justiça e Cidadania -TJC, em São Luís (MA) (saiba mais).
O detalhamento das deliberações da reunião será divulgado na ata a ser disponibilizada no Espaço do Associado, no menu Secretaria-geral, no seguinte link: Atas Diretoria
Confira as fotos: https://www.flickr.com/photos/anamatra/albums/72177720313159767