Programa da Anamatra é desenvolvido na 6ª Região pela Amatra 6 (PE)
O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, participou, nessa terça (10/5), da abertura do Curso de Formação e Capacitação de Professoras(es) e Gestoras(es) do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), desenvolvido em Pernambuco pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra 6).
Em sua participação, o presidente da Anamatra lembrou a importância do projeto idealizado pela entidade nacional e desenvolvido pelas Amatras em cada região. Nesse sentido, reconheceu o trabalho desenvolvido pela Amatra 6, especialmente citando a presidente da entidade, Laura Botelho, e a coordenadora do Programa na região, juíza Carmen Richlin. Colussi também fez questão de agradecer e valorizar o trabalho que as(os) professoras(es) e gestoras(es) realizam para o cumprimento dos objetivos do TJC, em Pernambuco.
Com o tema 'TJC no Bicentenário da independência do Brasil na busca da antidiscriminação nos espaços de trabalho, educação e cidadania', o curso foi realizado de forma telepresencial e foi encerrado nessa quarta (11). Entre os temas debatidos estiveram, por exemplo, a utilização do TJC como instrumento de luta emancipatória, a vedação constitucional à discriminação no trabalho e a relação entre o mercado de trabalho e as desigualdades de gênero.
Participaram do evento como palestrantes o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Brandão, os juízes do Trabalho da 6ª Região André Luiz Machado e Ana Freitas, os ex-presidentes da Anamatra Noemia Porto e Grijalbo Coutinho, além do desembargador do Trabalho da 6º Região Sergio Torres.
Sobre o TJC – Criado em 2004 pela Anamatra, o TJC é desenvolvido, regionalmente, pelas Amatras, e já beneficiou mais de 150 mil pessoas e de 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal. Por meio do Programa, magistradas(os) do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de direitos fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos Estados e Municípios.
Entre as ações realizadas, o Programa possibilita a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a realização de culminâncias com a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos com o acompanhamento dos professores e magistrados. A Cartilha do Trabalhador é o principal instrumento de aplicação do TJC. Elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática.
Leia mais:
Amatra 21 (RN) retoma atividades do Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC)
Programa Trabalho, Justiça e Cidadania em destaque no 20º Conamat