Rede Sul-Sul debate ações contra as reformas previdenciária e trabalhista

Anamatra sediou a reunião nesta quinta-feira (23/2)

A Anamatra sediou nesta quinta-feira (23/2) reunião da Rede Observatório Sul-Sul para o Trabalho Decente (ROSSTD), grupo que integra entidades associativas e sindicais para atuar em agenda conjunta focada na defesa do trabalho decente, dos direitos sociais e das instituições que o promovem. A reunião foi presidida pelo diretor de Assuntos Legislativos, Luiz Colussi, e discutiu as ações individuais das entidades e as mobilizações conjuntas no que diz respeito às discussões sobre as reformas previdenciária (PEC 287/16) e trabalhista (PL 6787/16).

Quanto à reforma da Previdência, os representantes das entidades associativas e sindicais que compareceram à reunião relataram as ações que vêm realizando em suas bases, bem como mobilizações tanto em Brasília como em outras regiões para dizer “não” a todas as propostas da PEC, levadas ao Congresso pelo Governo, focando na necessidade de alertar a população acerca das falsas informações da reforma e ampliando o debate sobre o tema.

As entidades também exaltaram os trabalhos da Anamatra e da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) no sentido de propor alternativas que minimizem os efeitos da PEC, caso seja aprovada, como a elaboração de emendas e substitutivo ao texto do Governo. Na ocasião, o diretor de Assuntos Legislativos reforçou que a Anamatra, mesmo se colocando contra a reforma tem buscado barrar o projeto com a apresentação de alternativas que reduzam os prejuízos da proposta. “Nós estamos incentivando nossas Amatras para que também possam sensibilizar os parlamentares em suas bases, buscando um contato maior. Nos colocamos contra as propostas, mas não podemos ficar totalmente inertes às ações do governo, e a Anamatra vem tocando o tema nesse sentido”.

Reforma trabalhista – As entidades expuseram as primeiras ações que vêm delineando contra a proposta, assinalando a necessidade de posicionarem-se totalmente contra todas as mudanças. Colussi também reforçou igualmente que é preciso que a Justiça do Trabalho se atente a isso e reforce sua posição, para esclarecer a sociedade e também os próprios parlamentares que parecem desconhecer as inconsistências e os prejuízos do PL. Destacou ainda que todos devem estar atentos ao calendário da Câmara dos Deputados sobre o cronograma de audiências que estão marcadas para acontecer após o carnaval na Comissão Especial da Reforma Trabalhista.

Participantes - Estiveram presentes na reunião diversos representantes de centrais sindicais, confederações e associações.